sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Atividade 2.7 - Registro Digital da Experiência

Relato da experiência:

1. Descrição do Projeto:
Atividade_2_5_Judy
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
RECICLAR ATITUDES PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE
Publico alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (1º e 2º segmentos)
Justificativa:
Vivemos num mundo de acelerado desenvolvimento, em que a preocupação com o Meio Ambiente surge como uma necessidade urgente e preocupante. A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta a incorporar novos hábitos, atitudes, comportamentos e percepções do ambiente em que vive de uma maneira crítica, dinâmica e inovadora.
Objetivo:
Despertar o interesse dos alunos pelos problemas ambientais e para a importância de proteger as diversas formas de vida na Natureza.
Metodologia:
§ No LIED, os alunos em duplas pesquisarão sobre problemas ambientais de nossa cidade e regiões vizinhas.
§ Será priorizado o pensamento e as experiências do aluno, dando sempre continuidade ao processo de aprendizagem, desenvolvendo assim, um trabalho participativo e criador.
§ Suas pesquisas farão parte de um hipertexto, onde registrarão os pontos mais relevantes encontrados, apontando propostas de solução ou melhorias que podem ser aplicadas como cuidados com o meio ambiente. (Editor de texto com hiperlinks)
§ Os sites pesquisados serão registrados no hipertexto como links, que poderão ser apresentados aos colegas, partilhando as informações encontradas e opinando sobre o que precisa mudar na atitude das pessoas.
§ Montar um Blog com os trabalhos apresentados.

Critérios de Avaliação:
A avaliação das ações se dará através de um processo contínuo de promoção de questionamentos, investigação, e reconstrução de temas complexos (como Meio ambiente e Responsabilidades social e ambiental), em situações contextualizadas que contribuam para o desenvolvimento de atitudes transformadoras nas vivências do dia a dia e no comprometimento com o bem comum.
Apresentação final dos hipertextos, como meio de reflexão em grupo.
Referencias bibliográficas:
Reciclagem – disponível em http://www.compam.com.br/

2. Características da turma: Turma de 5° ano, Disciplina: Ciências, Aulas: 2 dias e 2 horários de aula em cada dia, no 3° dia um horário de aula, Participação de 30 alunos, Participou um professor da turma como observador.

3. Descrição de como se desenvolveu:
Apresentei o projeto para uma professora do 5° ano, e ela topou desenvolver em sua turma. Na 5ª feira, 17/09/09, iniciamos os trabalhos. Conversei com a turma sobre o significado das questões que envolvem o meio ambiente, em especial na nossa cidade. A turma participou, falando sobre a poluição do rio, do ar, sobre o lixo, etc. Convidei-os a assistir um filme que aborda a questão do perigo que o nosso planeta corre em vista dos problemas ambientais. Pedi que eles prestassem atenção e descobrissem qual desses problemas é enfocado no filme. Então fomos pra sala de vídeo assistir: “Wall.E”. Ao final fizeram questão de me dizer que o lixo acabou destruindo o planeta. Fomos para o LIED, conforme já havíamos combinado, e em trios eles foram pesquisar na internet quais são os problemas ambientais comuns em nossa cidade e regiões vizinhas, buscando também algumas sugestões do que pode ser feito. A partir de então tive dificuldade de reunir esta turma outra vez, então convidei alguns alunos que costumam usar o LIED, para concluir a pesquisa e montar um blog com todo o material.
http://atitudesemeioambiente.blogspot.com/

4. Resultados Obtidos:
Os alunos encontraram diversas matérias sobre problemas ambientais da região, mas uma grande dificuldade era convencê-los a ler os textos encontrados e resumi-los. “Tem que ler?”, eles perguntavam, achando que bastava encontrar uma manchete e copiar todo o texto. Mas ao final foi recompensador ouvir pelo menos uma aluna dizer que era a primeira vez que ela lia toda a matéria para fazer um trabalho. Vemos assim que embora nossos alunos façam parte da geração tecnologia, eles tem muito o que aprender sobre o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

5. Conclusões:
Ficou claro que desenvolver projetos com apoio da tecnologia ainda não faz parte da realidade dos professores e em resultado, dos alunos. É preciso haver um comprometimento do professor e um querer fazer acontecer, sem preconceitos, sem medo de não saber utilizar as tecnologias, até porque existe o apoio dos OT’s. Mas acreditamos que é necessário acontecer dentro das escolas, oficinas por disciplinas, que envolvam o uso das tecnologias, com o foco de mostrar “como fazer – fazendo”. É muito fácil falar que “tem que utilizar as tecnologias”, mas a realidade da sala de aula, não é um mar de rosas, nossos alunos vivem uma realidade muito dura, e trazem todo esse “conteúdo” pra sala de aula. Tornar as aulas interessantes, produtivas, criativas – continua sendo o desafio de cada professor. “Educação de Qualidade” é uma busca constante e para tal, é preciso trilhar diversos caminhos, subindo degraus a cada experiência bem sucedida, partilhando informações, trocando idéias, buscando o aprimoramento diário.

6. Webliografia:

http://robertomoraes.blogspot.com/2008/12/ibge-levanta-problemas-ambientais.html

http://www.hortaviva.com.br/midiateca/bg_polenizando/msg_ler.asp?ID_MSG=131
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=71948

http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=406

http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2009/03/rj-busca-acabar-com-lixoes-que-poluem-o.html

http://erikschunk.blogspot.com/2009/09/queimada-e-crime-contra-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário