segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Avaliação de mídias

“Produtos e Objetos do Portal do professor”


1. Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9230

Objetivo
Mostrar os impactos do aquecimento global nas atividades humanas e ecossistema e que medidas são necessárias para diminuir esses efeitos
Descrição
Experimento didático que utiliza recursos de interatividade e contextualização para que o usuário entenda sobre os fatores envolvidos nas mudanças e no comportamento do meio ambiente. Este recurso, desenvolvido por meio do Programa AEB Escola, orienta de forma simples como simular o funcionamento do efeito estufa

Comentário:
Achei interessante, pois mostra passo-a-passo da experiência, para que o professore utilize com seus alunos. Utiliza materiais reciclados e de fácil acesso para os alunos.

2. De onde vem os raios e os trovões? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=823
Objetivo
Explicar como e por que acontecem os raios e os trovões
Descrição
Episódio do programa "De onde vem?", apresentado pela TV Escola, que explica como acontecem os raios e os trovões
Comentário:
Um vídeo simples e interessante, ajuda os alunos a entender os fenômenos naturais.

3.Ciclo da Água
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21500

Objetivo
Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas, como é o caso do ciclo da água. Permitir que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes
Descrição
A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo.
Comentário:
A animação pode servir de sugestão para que os própios alunos façam a representação do ciclo da água no paint ou no impress.










“TV Escola”


Toda a série De Onde Vem?, é muito interessante e deverá ser trabalhada com os alunos, como fonte de conhecimento e motivação para o desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo.
http://www.blogger.com/home/ConteudoMEC/DVD%201/dvd01/De%20onde%20vem


A série Direitos humanos nos oferece a oportunidade de desencadear com nossos alunos discussões interessantes sobre violência, armas, miséria, etc. em especial o vídeo “Violência que rola”, rende um ótimo papo e a possibilidade dos alunos expressarem sua visão e vivência do assunto.
http://www.blogger.com/home/ConteudoMEC/DVD%201/dvd06


Na série Momento Brasil, é possível fazermos um “tur” pelas belezas naturais de nosso país, viajar sem sair da escola. Com destaque para Fernando de Noronha.
http://www.blogger.com/home/ConteudoMEC/DVD%201/dvd07

Nenhum comentário:

Postar um comentário