segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet


RECICLAR ATITUDES PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE


Publico alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (1º e 2º segmentos)



Justificativa:

Vivemos num mundo de acelerado desenvolvimento, em que a preocupação com o Meio Ambiente surge como uma necessidade urgente e preocupante. A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta a incorporar novos hábitos, atitudes, comportamentos e percepções do ambiente em que vive de uma maneira crítica, dinâmica e inovadora.


Objetivo:

Despertar o interesse dos alunos pelos problemas ambientais e para a importância de proteger as diversas formas de vida na Natureza.


Metodologia:

Ø No LIED, os alunos em duplas pesquisarão sobre problemas ambientais do nosso estado, Rio de Janeiro.
Ø Será priorizado o pensamento e as experiências do aluno, dando sempre continuidade ao processo de aprendizagem, desenvolvendo assim, um trabalho participativo e criador.
Ø Suas pesquisas farão parte de um portfólio, onde registrarão os pontos mais relevantes encontrados, apontando propostas de solução ou melhorias que podem ser aplicadas como cuidados com o meio ambiente. (Word com hiperlinks)
Ø Os sites pesquisados serão registrados no portfólio como links, que poderão ser apresentados aos colegas, partilhando as informações encontradas e opinando sobre o que precisa mudar na atitude das pessoas.
Ø Montar um Blog com seu portfólio.



Critérios de Avaliação:

A avaliação das ações se dará através de um processo contínuo de promoção de questionamentos, investigação, e reconstrução de temas complexos (como Meio ambiente e Responsabilidades social e ambiental), em situações contextualizadas que contribuam para o desenvolvimento de atitudes transformadoras nas vivências do dia a dia e no comprometimento com o bem comum.
Apresentação final dos portfólios, como meio de reflexão em grupo.




Referencias bibliográficas:


Reciclagem – disponível em http://www.compam.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário